Processando...

Responsabilidade Social

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Suprir as necessidades atuais, sem comprometer as gerações futuras. A Total Alimentos está comprometida com a construção do amanhã, por isso realiza a gestão responsável de suas atividades e promove ações de sustentabilidade.

O crescimento econômico e material pode ser conciliado com a preservação do meio ambiente, a partir da atuação ética e consciente da indústria.

Desde 2010, a Total Alimentos recebe o “Selo Verde” da Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Três Corações (MG), onde está instalado o parque industrial da empresa. O certificado reconhece as corporações cujas boas práticas ambientais se destacam e apresentam caráter permanente.

Economia de energia, tratamento de água, reflorestamento, redução de resíduos e palestras educacionais. Esses são alguns dos gestos em respeito à natureza realizados pela Total Alimentos, que diariamente trabalha para que impactos ambientais sejam minimizados e para formação de novos agentes de proteção ambiental.

Água

Toda a água utilizada nas unidades fabris da Total Alimentos é captada do rio e tratada por uma estação de tratamento própria. Hoje, a E.T.A. da empresa tem capacidade de tratar 12 mil litros de água por hora, tornando-a potável. Já a Estação de Tratamento de Efluentes (E.T.E.) tem capacidade de tratar 10 mil litros de esgoto industrial ou sanitário por hora. Logo, toda a água utilizada pela empresa volta para os rios só depois de um processo cuidadoso de limpeza e purificação.

Reflorestamento

A Total Alimentos, através da participação dos consumidores de Naturalis, ajudou a reflorestar um trecho da Serra da Careta, em Minas Gerais. No local, foram plantadas espécies típicas da Mata Atlântica, como: jatobá, mogno, ypê amarelo, araucária, peroba-rosa e cedro. Essa ação foi chamada de “Plante uma Árvore”, e teve o objetivo de plantar 10 mil mudas. Hoje, após atingir a meta e chegar ao final do programa, ela ainda continua seu trabalho de plantar árvores, mas através de iniciativas durante a Semana do Meio Ambiente.

Resíduos

Todo o plástico, papel e papelão, descartado pela Total Alimentos é encaminhado para a reciclagem e transformado em novos materiais. O mesmo ocorre com embalagens metálicas, que se transformam em matéria-prima para telhas, capas de caderno e agendas. O lixo orgânico, por sua vez, é encaminhado para a compostagem para ser convertido em adubo.

Essa seleção só é possível por meio da Central de Armazenamento Temporário de Resíduos Industriais (C.A.T.R.I.), cuja função é triar e armazenar todos os resíduos gerados pelo parque industrial.

Economia de energia

A reciclagem de embalagens plásticas contribui para uma economia de mais de 130 mil kilowatts por ano. Essa capacidade energética é utilizada na fabricação de novas embalagens.

Projetos sociais e culturais:

Max em Ação

“Max em Ação” alimenta animais de todo o Brasil por meio de uma rede de doações. Os consumidores recortam o vale-ração – encontrado no verso da linha Max – e depositam em urnas instaladas em pet shops. ONGs e protetores independentes cadastrados recebem os vales e os trocam por pacotes de alimento.

O projeto garante nutrição e bem-estar para milhares de animais por ano e ainda ajuda quem desenvolve trabalhos responsáveis com cães e gatos no país.

Max em Ação

Max Identidade

“Max Identidade” é um programa de guarda responsável que promove a identificação e localização de cães e gatos desaparecidos.

Como funciona? Depois de adquirir o produto Max Identidade, os tutores devem cadastrar o número do pingente no site do projeto. Se o animal fugir, o dono entra em contato com a equipe do Max Identidade informando o código registrado. Imediatamente, divulgações por redes sociais, telefonemas e e-mails são realizadas para encontrar o pet fujão.

Além disso, a cada identidade vendida, 1 kg de ração é doado para ONGs e protetores independentes.

Max Identidade

Uma Luz Para a Escola

O Projeto “Uma Luz para Escola” tem como objetivo implantar atividades de lazer como aulas de dança, futsal, vôlei, informática e educação da saúde bucal para crianças que estudam em escolas de áreas carentes da cidade de Três Corações (MG). Mais de 500 crianças já foram beneficiadas pelo projeto.

Banda Tricordiana