Processando...

Releases

5 nutrientes importantes para o gato filhote

03/02/2016 às 17:39

Os gatos filhotes precisam de alimentos específicos para crescerem saudáveis.  A médica veterinária da Total Alimentos, Bárbara Benitez, elencou os 5 nutrientes mais importantes para a dieta do filhote e dá dicas de como escolher o melhor alimento para o gato.

  1. Proteínas. Os alimentos para gatos filhotes têm mais proteínas em relação às rações para felinos adultos. O ideal é que as rações para filhotes tenham no mínimo 30% de proteínas. “Prefira oferecer alimentos elaborados com proteínas de qualidade, que são facilmente digeridas, como proteínas do ovo, aves e peixe”, afirma a médica veterinária da Total Alimentos, Bárbara Benitez”
  2. Lipídios. Os filhotes precisam de bastante energia para crescer adequadamente, por isso os alimentos específicos para eles têm mais lipídios (gorduras) – nutriente que mais fornece energia para os animais quando comparado com proteínas e carboidratos.  “Para saber quanto de energia o alimento oferece, nas embalagens sempre há uma descrição de Energia Metabolizável, medida em kcal/kg. É a partir dessa informação que calculamos a quantidade diária de alimento necessária”, explica.
  3. Fibras. “As fibras são importantes para otimizar o trânsito intestinal, que precisa ser lento o suficiente para promover uma absorção de nutrientes eficiente, mas não tão lento que possa causar constipação. ”
  4. Vitaminas e minerais. São divididas em lipossolúveis (A, D, E e K) e hidrossolúveis (vitaminas do complexo B). “Cada vitamina é envolvida em funções–chaves, por exemplo: a vitamina A, na visão e na pele; e a B1 (tiamina) ajuda no funcionamento do sistema nervoso. Os minerais estão presentes naturalmente nos ingredientes utilizados na formulação dos alimentos para gatos, mas também são incluídos em sua forma pura para garantir as corretas necessidades”, esclarece. Exemplo:  cálcio, importante para a formação dos ossos; e o zinco, que auxilia na saúde da pele e da pelagem.
  5. Ingredientes funcionais. “Alimentos que possuem fibras e probióticos auxiliam no equilíbrio da flora intestinal, evitando diarreias, por exemplo. Além disso, rações que possuem DHA (ômega 3) ajudam no desenvolvimento cognitivo do animal.” Outros ingredientes funcionais são: Yucca Shidigera, que ajuda a reduzir o odor das fezes; e o hexametafosfato de sódio, que auxilia no controle do tártaro. “Um bom alimento sempre priorizará a inclusão desses nutrientes”, completa a médica veterinária da Total Alimentos, Bárbara Benitez.



O que fazemos Quem Somos
Solicite uma visita