Processando...

Releases

Descubra a idade do cãozinho

18/03/2016 às 14:01

Quem resgata um cãozinho das ruas ou adota o melhor amigo de um abrigo, sempre tem curiosidade de saber a idade do animal. Existe uma maneira mais fácil de descobrir: pelos dentes e o pelo comportamento. Confira as dicas do médico veterinário do Max em Ação, Marcello Machado:

 

Poucas semanas de vida.  “Os primeiros dentes dos cães começam a nascer quando o filhote tem entre seis e oito semanas de vida. Nesse período, os dentes são muito brancos, como o dente de leite das crianças”.

 

Até seis meses. “Já entre os três e seis meses, a tendência é a de que os dentes caiam para o nascimento dos permanentes, que são naturalmente menos brancos”

 

Entre 1 e 3 anos.  “Nessa fase, o cãozinho já tem todos os dentes permanentes e os dentes traseiros são os primeiros a ficar mais amarelados.  Além disso, perceba a quantidade: um filhote tem em média 28 dentes, enquanto um cão adulto tem aproximadamente 42.”

 

Mais de 5 anos. “A energia de um cão com mais de 5 anos já não é a mesma. Perceba que o animal é mais calmo, e, além disso, tem dentes já são mais amarelados e desgastados”

 

 Entre 10 e 15 anos. “Com essa idade os cães já são considerados idosos. Nesse período, os dentes começam a cair, ficam mais amarelados e bastante desgastados. A energia para brincar e passear diminui, ele gosta de passar mais tempo quieto e dorme  mais”.

 

Saúde Bucal

Os dentes permanentes dos cães são mais amarelados do que os primeiros que nasceram. No entanto, é preciso se atentar a higiene bucal do peludo. “Ao adotar cão, faça um check up e também providencie a higienização dos dentes dele, seja por escovação ou remoção do tártaro na clínica veterinária. Garantir a saúde bucal do seu cãozinho também é praticar guarda responsável”.

 




O que fazemos Quem Somos
Solicite uma visita